O Vigilante Sanitário

O Conhecimento sobre a Vigilância Sanitária em defesa da Saúde do Consumidor.

Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro posse do novo Membro Titular Claudio Sergio Pimentel Bastos (orador) Patrono Domingo Abbês (cadeira nº 05)

Exmo. Sr. Dr. Presidente da Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro Professor Rogério Alvarez

Sras. Acadêmicas e Srs. Acadêmicos

Srs. Homenageados

Minhas senhoras e meus senhores.

A vida é um instante da Eternidade cantado em prosa e verso por poetas, sábios e filósofos e que se sublima pelo amor, pelo tempo, pelo trabalho e pela realização de um ideal que eleva a alma e aquece o coração. Um ideal verdadeiro. A força que nos moveu a pleitear um assento na Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro foi pautada na simplicidade, humildade e no grande desejo de aprender, conviver, compartilhar idéias e ideais.

Foi certamente este ideal que nos trouxe aqui este dia, aportar sem favorecimentos indevidos, mas com um lastro científico e moral que muito nos dignifica, nesta Academia tão cheia de Ciência e de Saber. Saber das coisas para analisar a vida em seus mistérios, para compor os pensamentos em seus devaneios e para pensar o Ser em seus segredos.

Somos heróis de nossas vidas e sonhadores por vocação na valorização da nossa Medicina Veterinária e acompanhamos as transformações do Brasil rural para os grandes centros urbanos, da ausência de tecnologia para o computador pessoal, da industrialização crescente, da evolução das telecomunicações, da nossa Sociedade e outras mais. Apesar das inúmeras transformações vividas ao longo da nossa existência, ainda somos heróis de nossas vidas e sonhadores por vocação! Amamos a nossa Medicina Veterinária.

Foram muitos momentos de reflexão quando da elaboração de nossos currículos e como um filme revivemos variadas e deliciosas lembranças de tudo que vivemos ao longo desses anos de vida profissional. Não podemos esquecer-nos dos infortúnios que tanto nos ajudaram a chegar aonde chegamos.

Sabemos que o resultado da visão dos fatos, das lutas com derrotas e vitórias, não é fruto de fórmulas ou regras de experiências humanas, mas a procura do conhecimento individual seja material ou espiritual, mas sensíveis às emoções desta vida. Foi um grande aprendizado e uma extraordinária experiência. Por mais de uma vez afirmamos interiormente que, independente do resultado, sairíamos enriquecidos desse processo.

Ao refletirmos sobre nossas vidas, uma prática comum do ser humano, mergulhamos num universo de reavaliação de nossos atos e nesse momento nos deparamos com a Lei de Causa e Efeito. O momento de rever erros, assumir culpas, almejar melhorias e não desistir jamais!

Mas e a nossa Medicina Veterinária, os novos universitários, os novos profissionais, as novas escolas, o currículo desvinculado da realidade de mercado, o mercado induzindo formações que favoreçam seus produtos, a ausência de concursos, as indicações políticas com interesses escusos, o trabalho decente, a informalidade, o desemprego crescente, a pejotização, a reforma trabalhista do retrocesso, tudo que nos leva a uma vida decente, e que hoje somos afortunados em ter.

O tempo no futuro nos revela enormes desafios e infortúnios pessoais e profissionais frente a este cenário preocupante. Para nós é difícil ou até mesmo impossível permanecer frio ou indiferente perante determinadas situações presentes e no futuro que se vislumbra.

Conscientes de que é uma longa estrada. Devemos muito a muitos. Aos mestres que nos mostraram o caminho, aos nossos familiares que nos apoiaram e apoiam, aos colegas e amigos que nos acompanharam e alguns que já se foram, aos empregadores públicos e privados que nos incentivaram, um conjunto de pessoas que representaram um estímulo constante a nossa trajetória de vida. Ninguém chega até aqui sozinho.

 

Hoje, nesta reunião, neste recinto solene, perante os Senhores Acadêmicos, na presença de outras ilustres figuras da Medicina Veterinária do nosso Estado, de autoridades, de companheiros de trabalho, de amigos e de familiares, somos empossados como Membros Titulares da Academia.

É o coroamento de muito trabalho e estudo. É um marco em nossas vidas. É a imortalidade caindo sobre nossa alma acadêmica, espíritos imortais que somos. É, sem dúvida, uma grande emoção fazer parte de um grupo que representa a elite de nossa profissão.

Recebemos esta honraria, envaidecidos, profundamente gratificados, mas perfeitamente conscientes das responsabilidades e do que representa ser Membro Titular desta instituição, que é uma congregação científica e cultural da nossa Medicina Veterinária.

Ingressar na Academia é um feliz momento das nossas carreiras e, sem dúvida, um extraordinário privilégio. Esta conquista tem um significado todo especial. Confessamos estar emocionados, o que é perfeitamente normal. Qualquer outro também estaria. A idade e o tempo nos tornam mais sensíveis, menos rígidos, mais tolerantes e, seguramente, mais emotivos.

Nesta oportunidade aproveitamos para, mais uma vez, agradecer aos Acadêmicos desta Casa a distinção que nos foi concedida, além da cordialidade, do carinho e respeito com que fomos e estamos sendo recebidos por pessoas cultas, extremamente eruditas, profissionais e professores competentes, por quem nutrimos respeito, admiração e gratidão. Acrescente a toda esta emoção, um enorme orgulho de desfrutar da companhia de V. Exas.

Obrigado a TODOS que aqui nos honram com sua presença.

Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2017.

Claudio Sergio Pimentel Bastos

Membro Titular e Orador

Anúncios